domingo, 25 de novembro de 2007

Minha Redação do Enem

O Desafio de Se Conviver Com a Diferença


Por que o conviver-se com a diferença pode ser um desafio? Existem diferenças de raça, cor, credo, diferenças culturais, étnicas, etc. Existem diferenças que o homem herda e outras que adquire do meio em que se cria e se desenvolve.

O racista se incomoda com a diferença genética que resulta na imensa e bela variedade de raças, cores de pele e cabelo, formatos de rostos, etc. Quem sabe explicar por que um racista rechaça um indivíduo que possua características de aparência distintas às suas?

Bem, esse assunto pode tomar vários rumos... Então vamos ao grão! Acho que a principal dificuldade em se conviver com a diferença, com a variedade, surge devido ao costume de se forçar as coisas a se encaixarem em categorias genéricas. Nos acostumamos a ver as coisas não diretamente, mas, conforme os costumes que adquirimos e criamos na cultura que estamos inseridos. Geralmente quando olhamos um indivíduo negro, árabe, judeu, budista, alemão, etc, não o conseguimos ver totalmente livres da ótica preconceituosa que acumulamos em nós. O mais comum é vermos apenas os preconceitos que herdamos e passamos adiante mecanicamente.

Acho que a partir do momento em que enxergarmos o milagre que é qualquer ser humano em sua individualidade passaremos a aprender a nos beneficiar com as variedades culturais, raciais e idiossincráticas ao invés de rechaçá-las. Quando passarmos a ver o mundo diretamente, colorido como é, e não através dos preconceitos cinzentos que nos impossibilita a livre inteligência; conviver com a diferença não será mais um desafio e sim uma coisa almejável, uma benção.

(Minha nota foi 50,0)

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa demais, demais mesmo... E de sua autoria a musica e a letra? Gosto de Chico Buarque, Dorival, Gosto de coisa nossa...Brasileirissima mesmo. Valeu, ZoZoraia@insightimage.com